Wednesday, June 14, 2006

Mia Couto

"Primeiro, perdemos a lembrança de termos sido rio. A seguir, esquecemos a terra que nos pertencera. Depois da nossa memória ter perdido a geografia, acabou perdendo a sua própria história. Agora, não temos sequer ideia de termos perdido alguma coisa."

( O barbeiro de Vila Longe )

Mia Couto - O outro pé da sereia

Tirei estes excertos de frases do último livro de Mia Couto, que apenas desfolhei algumas páginas. Não é que concorde com as frases, mas há algumas palavras nestes fragmentos que me dizem algo, como por exemplo: "a lembrança", "o rio", "a terra", "a memória" e "perdido". O essencial do discordar é que a única coisa que importa é se a essência é pura ou não. Se for pura então o rio corre para algum lado, mesmo que seja para a solidão...Enfim...

10 comments:

Anonymous said...

Escolha um escritor mais fácil de poder fazer analise critica, é demais para o seu conhecimento literario, aconselho a lêr primeiro os clássicos.

DarkViolet said...

Se o que fiz para si foi uma análise crítica dou-lhe os parabéns por ver algo que nao é isso. Para sua informação nao fiz análise nenhuma do texto de Mia Couto, apenas diz uma opinião de algo que para si não deve existir..Percebo que há limitações nas pessoas..é compreeensível...

Anonymous said...

leia os clássicos, e muna-se de uma gramatica, já agora leia a biografia do escritor em questão talvez aprenda mais alguma coisa, ao invés de interpretar erradamente a sua escrita.

DarkViolet said...

Agora usa a palavra "interpretar"...Veja se acerta nalguma coisa...

Anonymous said...

a solidão deve ser desesperante...

DarkViolet said...

Mais uma vez atira sem acertar...Um dia irá acertar, não perca a esperança...

Anonymous said...

Patético, grotesco, ridiculo

DarkViolet said...

Ainda está longe da solução, mas pode continuar a tentar...talvez acerte um dia

Winterdarkness said...

Concordo com a tua última frase... Mas é triste só correr ao encontro da solidão... Kiss

DarkViolet said...

Eu acho que a solidão pode ser vista de muitas maneiras...é um mundo muito vasto..